COPA JURÍDICA DE FUTSAL DA UFPA
Nos domingos dos dias 18 e 25/10, aconteceu a VII COPA JURÍDICA DE FUTSAL DA UFPA, no Ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários PA/AP. Assim como em todos os anos, realizada pelo Coletivo Direito em Movimento, muitas equipes se inscreveram para a disputada competição esportiva voltada para os alunos do Curso de Direito da UFPA. No total, foram 10 times, 110 jogadores em quadra, e 14 jogos nos quais os estudantes puderam se confraternizar, divertir, além competir em clima amigável e amistoso. Ao final da Copa, as premiações foram distribuídas aos vencedores, que comemoraram gritando musicas de vitória, e exibindo suas medalhas e troféu.
A COPA JURÍDICA já é uma competição esportiva tradicional do calendário do curso de direito da UFPA, e esperada o ano todo pelos alunos que gostam do mundo da bola e que perguntam pela mesma. Este ano, o time MANAITE sagrou-se bicampeão, vencendo na partida final o vice-campeão DESTRUIDORES DA LEI, pelo placar de 4 x 2. O terceiro lugar ficou com o V.E.C. (Vilipêndio Esporte Clube), equipe formada por alunos calouros do turno vespertino e que se mostrou bastante promissora para as próximas edições da nossa Copa. As premiações aos vencedores foram: 36 medalhas (12 de ouro, 12 de prata, e 12 de bronze) gravadas as colocações e o nome da competição; 1 troféu para o time campeão; além de 4 caixas de cerveja, sendo 3 para o time campeão e 1 para o vice-campeão.
Além das comemorações, premiações, e confraternizações proporcionadas pela competição, a COPA JURIDICA é realizada pelo Coletivo Direito em Movimento como forma de apresentar aos estudantes alguns valores aos quais os participantes de uma competição desta natureza são submetidos. Na formação universitária, um estudante deve adquirir além de valores intelectuais, também valores morais que compõem a pessoa humana. As competições esportivas (principalmente as de esportes coletivos) ensinam às pessoas a importância do trabalho em equipe, aonde todos devem fazer a sua parte para o sucesso do todo. Tais competições também ensinam seus participantes a terem disciplina e a respeitarem as regras jogo. Em relação a esta última afirmação, e fazendo analogia com a vida, notamos que as diversas relações de nossas vivências diárias são cercadas de regras, sendo as que normas jurídicas, são as principais regras do jogo e da vida, aonde devemos aprender não só a ganhar, mas também a perder. Tais valores, dentre outros não mencionados, são essenciais para que tenhamos uma sociedade melhor. Dessa forma, inserida num contexto mais global, a COPA JURIDICA FUTSAL DA UFPA faz o seu papel contribuindo na formação moral do estudante de direito da UFPA.
Até a próxima!
FREDERICO(FRED) KIZAN